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A importância das viseiras e óculos

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A importância das viseiras e óculos

Mensagem  PIPAS em Sab Maio 25, 2013 6:44 pm

A importância das viseiras e óculos


Um capacete “integral” é, por definição, mais seguro. Mas independentemente do tipo de capacete, queremos nesta MotoDica sublinhar, especialmente para os que estão a iniciar a fantástica experiência de andar de moto, a importância das viseiras e dos óculos.


Se utilizar um capacete aberto e sem viseira, nunca conduza sem óculos. Se o capacete, “aberto” ou “fechado”, tiver viseira, conduza sempre com a viseira para baixo.


Se pensarmos um pouco, é fácil perceber que há no ar variadíssimas partículas que podem colidir com os nossos olhos, obrigar a fechá-los, e provocar uma queda. Imagine agora não uma pequena partícula de pó, mas um pequeno ramo de árvore levantado pelo vento ou um insecto.


Mesmo a baixa velocidade, diz-nos a experiência, uma pancada de um insecto é, no mínimo, muito desconfortável, e se for nos olhos é muitíssimo mais do que desconfortável.
Pensamos que não é necessário discorrer muito com considerações sobre a importância de usar viseira e/ou óculos, bastando alertar para o facto de cada um imaginar as várias situações em que a sua utilização pode ser da máxima importância para a segurança de todos nós.

É igualmente da máxima importância manter a viseira em boas condições de visibilidade e, para isso, aqui ficam alguns pontos a reter:

- Os riscos que ao longo do tempo, inevitavelmente, vão aparecer, diminuem a visibilidade e aumentam os reflexos da luz. Adquirir uma viseira “anti-riscos” é sempre uma mais-valia, mas também estas acabam por adquirir riscos. Com mais cuidado no manuseamento do capacete e da viseira, uma “anti-riscos” pode durar mais, mas quando tiver riscos que coloquem em causa a sua segurança, não “pense” duas vezes... adquira uma nova viseira.

- Chuva: As viseiras não têm “limpa pára-brisas” como os carros. Isto todos nós sabemos, mas a alguns amigos que não têm experiência de andar de moto faz-lhe muita confusão como é que conseguimos andar de moto em dias de chuva (não só por este aspecto, mas isso é outra conversa). Acontece que se a viseira se mantiver em boas condições, a deslocação do ar (e não é necessário vento) encarrega-se de limpar a chuva da nossa viseira. Quando paramos é que é pior. Para melhorar ainda mais a visibilidade, e para quem possa, há uns produtos repelentes de água para colocar na viseira, o que facilita muito a nossa vida ao nível da visibilidade em dias de chuva. Limpeza, ausência de riscos e o referido produto são fundamentais.

- Embaciamento: Este é outro obstáculo que temos de aprender a ultrapassar. Se é aconselhável usar viseira, também é verdade que em capacetes fechados, em dias de chuva ou até em outras circunstâncias atmosférica, temos frequentemente a viseira embaciada, o que dificulta obviamente a visibilidade. Há, no entanto, pequenos truques e grandes remédios. Por vezes, basta levantar uns “milímetros” a viseira para entrar ar sem entrar chuva de modo a resolver o problema, especialmente quando parados num semáforo no meio do trânsito. Mas também há outras soluções, tais como viseiras preparadas para evitar o “fenómeno” de películas que se colocam por dentro da viseira. A construção do capacete também pode fazer toda a diferença e existem de facto capacetes capazes de ultrapassar muito melhor que outros esta questão do embaciamento, nomeadamente em andamento. Trata-se de uma eficaz ventilação do capacete sem perder o conforto.

Ficam os alertas. Agora é só optar pelas várias soluções disponíveis no mercado e hoje em dia há mesmo muitas, pode é faltar o dinheiro.

Resumindo: utilizar sempre viseira ou óculos. Viseira bem limpa, sem riscos e de preferência com equipamentos resistentes aos riscos e impeditivos do embaciamento.

Depois é só andar de moto em segurança e disfrutar desse imenso prazer.

fonte
http://www.andardemoto.pt/
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PIPAS

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