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O Variador e os seus componentes

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O Variador e os seus componentes

Mensagem  Admin em Seg Abr 29, 2013 5:37 pm





O Variador:

A polia, chamada tecnicamente de Variador de velocidade ou, impropriamente, placa de tração, é um componente importantíssimo da transmissão no motor do scooter.

Ele é colocado e fixado diretamente no virabrequim, preso através de guias dentadas sendo fixado bem firme com a própria porca.

Praticamente, neste tipo de moto, funciona como um câmbio automático de automóvel.

Além de funcionar como câmbio automático deve ser visto como uma parte de altíssima precisão sendo fabricado com materiais especiais de liga leve com silício. As partes que estão em contato com outras, são tratadas com uma têmpera de nikasil, além de funcionar como contrapeso calibrado do eixo principal do virabrequim. Um mínimo de desequilíbrio e os outros componentes mecânicos (rolamentos,virabrequim,biela, etc.) serão prejudicados, acabando com a vida útil de todo o motor.

Por isso, cada polia é balanceada, embuchada com bronzina e tem o distanciamento do pino retificado e tratado com cromo, para evitar o mínimo atrito. Por essa razão, cada polia é projetada por engenheiros, utilizando-se instrumentos e maquinas eletrônicas de precisão computadorizada. Os materiais usados devem ser de primeira qualidade e devem resistir aos esforços e temperaturas elevadíssimas durante o funcionamento. É preciso entender que os materiais usados não são absolutamente feitos com alumínio comum e, tampouco, fabricados em casa, ou em qualquer oficina ou tornearia, sem um projeto específico e critérios técnicos. O equilíbrio obtido é o resultado de exaustivos testes de giros executados entre 100 e 10.000 giros por minuto e, no caso dos tipos, racing, até 16/18000 giros p/min!

A maioria dos variadores trabalha à seco. Outros tipos mais antigos, com uma graxa especial.


Os Roletes:

Eles são praticamente as engrenagens do câmbio, fabricados com material especial de resina sintética muito resistente à altíssima temperatura. Uma mistura de teflon na resina ajuda o corrimento nas apropriadas canaletes sem prejudicar a função do mecanismo.

Os roletes são 06 unidades colocadas para rolar na própria sede com uma pista inclinada semicurva bem calculada.

Cada tipo de variador tem um conjunto de roletes apropriados específicos e calibrados pelo tamanho do diâmetro e pelo peso, medido em gramas e miligramas, estudados para uma melhor sequência de câmbio-marcha usando a força centrifuga.

Assim, o desempenho e a durabilidade de todos os componentes mecânicos estariam funcionando perfeitamente.

Para manter o variador eficiente é bom verificar o estado dos roletes a cada 5mil Km. Junto com o controle das 03guias em resina plástica e da tampa.

É recomendável trocá-los quando começarem a perder o especto cilíndrico.

Produtos como estes, são o resultado de anos de estudos e testes em competições, baseados nos progressos e avanços tecnológicos do mercado.


fonte:.eurocilindro.com

mais info em

http://www.eurocilindro.com.br/




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