Buscar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Busca avançada

Últimos assuntos
» Apresentaçao NunoCunha
Sab Jul 23, 2016 8:33 pm por NunoCunha

» Apresentação de Ze_Lagarto
Dom Nov 15, 2015 11:31 pm por Admin

» Apresentação LuisMoreira
Qui Out 16, 2014 8:46 pm por PIPAS

» Malaguti F12 Phantom
Qui Out 16, 2014 8:13 pm por luismoreira

» ATOM LEONLY
Qua Mar 12, 2014 1:52 pm por luisfilipex

» Imagem do dia
Dom Fev 02, 2014 8:51 pm por luisfilipex

» Apresentaçao claudioextreme
Qua Nov 20, 2013 11:23 pm por luisfilipex

» Vendo CDI..............................
Sex Nov 08, 2013 10:28 pm por PIPAS

» Apresentação Lucius.85
Sex Nov 08, 2013 10:04 pm por Admin

» Ajuda - Revisão Honda X8R
Sex Nov 08, 2013 9:26 pm por PIPAS

» Malucos para tudo
Dom Out 20, 2013 8:10 pm por luisfilipex

» De Scooter ao Greenfest
Sex Out 04, 2013 2:06 am por mariomcarvalho

Quem está conectado
2 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 2 Visitantes

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 62 em Sex Abr 01, 2016 4:22 pm
Custo Justo

Anúncios grátis

Regras para se conduzir em Grupo/caravana

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Regras para se conduzir em Grupo/caravana

Mensagem  Admin em Seg Abr 29, 2013 5:13 pm


10 Regras básicas para se conduzir em grupo


1. Verificar o estado das motos

Se não conhece todos os membros do grupo, verifique o estado das motos e a situação dos seguros de cada um. Não se trata de "brincar aos polícias", mas deste controle depende a segurança de todos. Se um dos motards se apresentar sem o seguro válido ou com uma moto equipada com pneus lisos, recuse-o.


2. Prever o itinerário

A fim de melhorar o prazer da viagem, caso não tenha um sistema GPS, obtenha um itinerário detalhado do percurso previsto, com uma fotocópia do mapa das estradas e o percurso assinalado com marcador colorido e um "road-book" em que estejam assinaladas as principais mudanças de direção. Esta folha de papel (formato A4) será metida no saco colocado sobre o reservatório. Mais vale prever com antecedência as paragens da viagem (hotel, restaurantes, visitas...) e comunicar um horário aproximado e as direções destes pontos de encontro para o caso de um dos participantes se perder. Por outro lado, não hesite em parar nos cruzamentos mais importantes.


3. Enquadrar os novatos

Ajude os novos condutores e coloque-os na coluna entre outras pessoas mais experimentadas. A ordem de partida deve ser respeitada ao longo de todo o trajeto. Evite ultrapassagens salvo em caso de força maior.


4. Ultrapassar um após o outro

Se a circulação se tornar densa, as ultrapassagens far-se-ão em grupo nos troços da estrada em que a visibilidade for total. No caso contrário, espere que a moto que vai à frente recupere a nova posição antes de começar a ultrapassagem pois, em caso de surpresa, a moto que segue de perto pode muito bem decidir travar para se reabastecer, em vez de tentar a ultrapassagem.


5. Respeitar as distâncias de segurança

Regra número um, não siga a moto que o precede demasiado perto dela. Conserve uma boa distância de segurança, sobretudo se o pavimento estiver húmido.


6. Antecipar as manobras

No caso de mudança de direção, de paragem ou de uma situação imprevista, não hesite em travar por pequenos toques a fim de fazer acender a sua luz stop e de prevenir os seus seguidores de que se vai passar qualquer coisa. O mesmo se diga para os piscas a ativar antes de cada cruzamento. Por outro lado, é bom assinalar os obstáculos (gravilhas, pedras, terra...) por um movimento com o pé ou levantando o braço se o perigo for real.


7. Vigiar a retaguarda

Para evitar qualquer desmembramento do grupo, cada um deve observar pelo retrovisor os que vêm atrás de si. As motos têm autonomias diferentes e podem ter falta de combustível inesperadamente com um condutor menos atento. Podem dar-se outros incidentes (saída da estrada ou furo) e, nestes casos, se mais ninguém o seguir, faça vários sinais de faróis ao seu predecessor e depois pare num local sem risco, se desejar efetuar meia-volta.


8. Em linha recta, condução em escada

A fim de melhorar as distâncias de segurança e a visibilidade de todos, nas rectas conduza sistematicamente em "escada", isto é, na mesma via uma moto no lado esquerdo, depois outra no direito, depois outra à esquerda e assim sucessivamente. O "leader" deve posicionar-se no lado esquerdo, o que lhe oferece uma maior visibilidade para a frente e para a retaguarda. No caso de travagem de urgência, cada um deverá imperativamente ficar no seu lado, a fim de manter a maior margem de manobra possível.


9. Olhar longe para a frente

Em curva, a fila indiana retoma as regras normais para que cada um possa escolher a trajectória ideal. Um conselho entretanto, não ponha os olhos colados à roda de trás da moto que vai à sua frente. Se o condutor cometer um erro, vai juntar-se a ele na valeta. Conservando o seu campo de visão, concentre-se sobretudo na boa trajetória.


10. Uma boia de salvação: o telefone

Apesar de todos estes cuidados, um dos membros pode perder-se, desaparecer pura e simplesmente na esquina de uma rua ou ficar bloqueado num semáforo encarnado. Nada de pânico, no "road-book" você teve o cuidado de lhe escrever um número de telefone (eventualmente com um respondedor automático de chamadas) onde será suficiente que ele deixe uma mensagem clara, indicando o local do percurso em que esperará a vossa chegada.


Fonte: Clube Pan-European de Portugal: http://www.clubepaneuropean.org/tecnicas_conducao.asp#grupo

Admin
Admin

Mensagens : 10
Data de inscrição : 16/03/2013

http://portugalscooter.foruns.com.pt

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum