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Variadores e Rolletes

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Variadores e Rolletes

Mensagem  PIPAS em Qui Mar 21, 2013 4:07 pm

O Variador e os seus componentes
A polia, chamada tecnicamente de Variador de velocidade ou, impropriamente, placa de tracção, é um componente importantíssimo da transmissão no motor do scooter.
Ele é colocado e fixado directamente no virabrequim, preso através de guias dentadas sendo fixado bem firme com a própria porca.
Praticamente, neste tipo de moto, funciona como um câmbio automático de automóvel.
Além de funcionar como câmbio automático deve ser visto como uma parte de altíssima precisão sendo fabricado com materiais especiais de liga leve com silício. As partes que estão em contacto com outras, são tratadas com uma tempera de nikasil, além de funcionar como contrapeso calibrado do eixo principal do virabrequim. Um mínimo de desequilíbrio e os outros componentes mecânicos (rolamentos,virabrequim,biela, etc.) serão prejudicados, acabando com a vida útil de todo o motor.
Por isso, cada polia é balanceada, embuchada com bronzina e tem o distanciamento do pino rectificado e tratado com cromo, para evitar o mínimo atrito. Por essa razão, cada polia é projectada por engenheiros, utilizando-se instrumentos e maquinas electrónicas de precisão computorizada. Os materiais usados devem ser de primeira qualidade e devem resistir aos esforços e temperaturas elevadíssimas durante o funcionamento. é preciso entender que os materiais usados não são absolutamente feitos com alumínio comum e, tampouco, fabricados em casa, ou em qualquer oficina ou tornearia, sem um projecto específico e critérios técnicos. O equilíbrio obtido é o resultado de exaustivos testes de giros executados entre 100 e 10.000 giros por minuto e, no caso dos tipos, racing, até 16/18000 giros p/min!
A maioria dos variadores trabalha a seco. Outros tipos mais antigos, com uma graxa especial.

Os Roletes:

Eles são praticamente as engrenagens do câmbio, fabricados com material especial de resina sintética muito resistente a altíssima temperatura. Uma mistura de teflon na resina ajuda o corrimento nas apropriadas canaletas sem prejudicar a função do mecanismo.
Os roletes são 06 ou mais unidades colocadas para rolar na própria sede com uma pista inclinada semicurva bem calculada.
Cada tipo de variador tem um conjunto de roletes apropriados específicos e calibrados pelo tamanho do diâmetro e pelo peso, medido em gramas e miligramas, estudados para uma melhor sequência de câmbio-marcha usando a força centrifuga.
Assim, o desempenho e a durabilidade de todos os componentes mecânicos estariam funcionando perfeitamente.
Para manter o variador eficiente é bom verificar o estado dos roletes a cada 5mil Km. Junto com o controle das 03 guias em resina plástica e da tampa.
é recomendável trocá-los quando começarem a perder o aspecto cilíndrico.
Produtos como estes, são o resultado de anos de estudos e testes em competições, baseados nos progressos e avanços tecnológicos do mercado.

Molas de contraste

As molas são projectadas e fabricadas em aço especial e liga de níquel, além de serem temperadas.
A mola de contraste é um outro item importante da transmissão variável.
Existem vários tipos com a cargas que são medidas em Kg. e dividida por cores Carga de 22, 27, 30, 32, 38 (Kg.), a cinza é standard, azul de metal reforçado, com maior durabilidade e também existem a amarela, vermelha e dourada , produzindo em torno de 3,10 e 20% respectivamente a mais que a standard. A troca de apenas das molas não altera significativamente a performance.
O material destas molas é calculado com diagrama e projectado para cada tipo de motor específico. Não é uma mola comum, feita com um liga qualquer. Ela mantém o relacionamento com o variador que transmite a tracção do virabrequim, através da correia de transmissão que engata a embraiagem centrifuga. Mantendo a correia esticada, provoca o movimento de fechamento da semipolia móvel montada no eixo do conjunto dos engrenagens da caixa de transmissão e consequentemente traciona a roda.
Não sendo uma peça comum é preciso saber que neste tipo de motor qualquer pequeno detalhe influi no bom funcionamento, desempenho e durabilidade bem maior do que uma peça original.
A sua vida útil é medida depois de retirada do CVT (com ferramenta especial), e feito a medida dela em descanso, consultar o manual sobre as medidas aceitáveis.

Embraiagem Centrífuga

Este tipo de embraiagem é projectada para um alto desempenho. Fabricada com material de liga leve e silício é também endurecida com tratamento de níquel. Os braços articulados são reguláveis através de porcas e o retorno é garantido por 03 molas em aço temperado (também divididas por força KG e cores - branca, amarela, vermelha e dourada), para um funcionamento perfeito quando forem fortemente solicitadas. Devido aos atritos, a temperatura é elevada e os materiais são altamente solicitados. O material dos pastilhas não contem absesto. O assento da mola de contraste permite que o retorno da semipolia móvel da embraiagem reaja de forma firme as solicitações violentas. Um mecanismo perfeito para suportar o stressante trabalho sem prejudicar o rendimento. Não é incomum as pastilhas apesar de dentro da medida, estarem queimadas, e perdem bastante a performance. A embraiagem/molas da embraiagem, são os causadores da trepidação na saída.

Relação final alongada com dentes rectos

O conjunto é fabricado com materiais especiais temperados e rectificados com a superfície endurecida com uma tempera especial.
Os dentes tem uma superfície recta para permitir a imediata tracção, sem falhas, mantendo a estrutura do metal perfeitamente intacta, com baixíssimo desgaste. A precisão e a qualidade dos materiais permitem que a potencia seja bem distribuída também com o cálculo da relação Z, ou seja, o cálculo dos números de voltas do variador relacionado com as voltar da roda. Esta dupla de engrenagens é deslocada na caixa de transmissão e trabalham em banho de óleo.
A durabilidade e o desempenho deste tipo de relação é bem maior do que uma frágil engrenagem com dentes em hélice.
Quando a potencia aumenta é necessário, além de uma alimentação maior, também de uma relação longa calculada para ter uma óptima força e uma óptima velocidade final.

Comando de válvulas optimizado

Considerando toda uma série de modificações do CVT-Motor, também é interessante se acertar cirurgicamente o comando de válvulas, conforme a necessidade e o tipo de modificação. Profissionais especializados sabem extrair o máximo sem comprometer o conjunto.

Correia de transmissão trapezoidal em Kevlar - Premium (Dupont)

A correia é outra parte importante da transmissão. Ela é a conexão entre o virabrequim, através da polia do variador, e o sistema de fricção com o conjunto de semipolia móvel e fixa junto a mola de contraste, transmitindo o movimento de tracção. Não é apenas uma simples correia de borracha.
Praticamente a função dela é parecida a da corrente de transmissão de uma moto. Além disso contribui, conforme os giros do motor variam o diâmetro das polias. A dianteira vai aumentando de diâmetro e a traseira vai diminuindo conforme um especifico equilíbrio bem definido das escolhas do projectista de preparações racing ou tuning, conforme o tipo de competições, sejam na pista, arrancada, velocidade,etc.. ou conforme o gosto e as exigências pessoais. A correia é fabricada em Kevlar, um material sintético da Dupont, super resistente, pouco elástico e, até hoje, o mais evoluído tecnologicamente.
Além disso, no seu interior é colocada uma malha fios de aço que garantem uma elevadíssima durabilidade, baixa dilatação e grande resistência as solicitações, sejam elas de calor, atrito ou estiramento.
Os dentes e o corpo inteiro desta correia são também reforçados por malha e cabos de nylon especiais.
Uma excelente correia evita também o desgaste das polias e dos roletes do variador mantendo o conjunto inteiro da transmissão sempre em boa forma

Compensador universal de fluxo do combustível com câmara fixa.

Este sistema de alimentação foi projectado como regulador do fluxo contínuo no carburador, através da torneira automática no vácuo de muitas e avançadas motocicletas e scooters. O conjunto de montagem apresenta um kit completo para ser colocado correctamente. Funciona criando uma depressão e absorvendo o ar que fica nos canos e no carburador, ajudando a puxar constantemente o combustível na passagem repentina da baixa/alta rotação e vice-versa, sem deixar que o carburador trabalhe com excesso ou em falta, evitando nas retomadas o efeito de afogamento mantendo constantemente regulado e limpo o giro.
Praticamente funciona como um pulmão de alimentação do carburador.

Palhetas em carbono

No grupo de alimentação, comumente chamado pirâmide, se encontram as palhetas. Geralmente são produzidas em aço e funcionam como válvula de admissão da mistura combustível . São montadas, geralmente, logo após o colector de admissão, onde está colocado o carburador e fixadas com parafusos.
Funcionando exactamente como uma válvula, consequentemente, o desgaste, trincos, ou imperfeições na retenção delas provocam desfasagem e ineficiência no sistema, além de poder quebrar (as de aço) e entrar dento o motor provocando o travamento do pistão e dando muito prejuízo aos usuários.
As palhetas de fibra de carbono evitam o problema de quebra e, sendo bem finas, ajudam a válvula no seu trabalho de abertura e vedação aliviando os problemas e aumentando a precisão no acesso do combustível mantendo constantemente sob controle o motor também em altíssima rotação, aumentando o rendimento e a durabilidade.
é sempre bom verificar o estado e a vedação delas a cada período de manutenção.

Filtro de potência

O filtro é outro componente importante e indispensável para o bom funcionamento do carburador.
Ajuda a alimentação, evita que a poeira entre no motor, alongando sua vida útil. é fabricado em aço inox para evitar as oxidações e pode ser colocado em qualquer carburador, conforme uma giglagem correta e apropriada. O elemento filtrante é protegido também por uma malha de aço inox e deve sempre ser mantido bem limpo.

CDI sem limitador de RPM´s
Esta central de ignição está programada através de um microchip interno para alcançar o valor de faísca acima de 12.000 giros (rpm.), garantindo uma faísca forte e contínua sem paradas eléctricas, devida a normal programação de série.
Garante a queima do combustível e evita a perda de giros durante o stress de uma performance. Evita também que a vela sofra, a fim de evitar estragos e consequentemente uma perda de força.



Existem modificações que apenas optimizam o sistema, não forçando o motor a trabalhar além do que foi projectado.
Exemplo: aumento/redução de peso dos roletes, troca da mola de contraste, correia de kevlar, gicles do carburador, etc..A grande maioria das modificações são para melhorar a arrancada, pois é comum competições desse tipo no exterior, não sendo importante a velocidade final, apesar de muitas vezes ela também ser alterada, mas deve se considerar o RPM do motor (durabilidade).Modificação do pistão, e cabeçote, dependem de análise da estrutura do motor e devem ser feitas por pessoal qualificado, pois é um conjunto de modificações, seu ganho de rendimento pode não ser tão alto como esperado, não é comum ver pessoas que instalaram os famosos kits de "150cc" mas suas scooters continuaram quase na mesma, para funcionar, além do kit, se utiliza uma série de modificações no conjunto
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